Últimas notícias de economia, política, carros, emprego, educação, ciência, saúde, cultura do Brasil e do mundo. Vídeos dos telejornais da TV Globo e da GloboNews.
Trump apoia retorno da Rússia ao G8

Russos foram expulsos após anexação da Crimeia, mas Trump diz que a culpa foi de Obama. 'Eu acho que o Putin foi mais esperto que ele, o presidente Obama achou que não era uma coisa boa ter a Rússia dentro', disse presidente dos EUA. Donald Trump e Putin durante encontro do G20 em Osaka, Japão, em junho Mikhail Klimentyev/AP O presidente americano Donald Trump manifestou seu apoio ao retorno da Rússia ao G8, nesta terça-feira (20), afirmando que seria "muito mais apropriado" que Moscou estivesse no clube das maiores potências mundiais. "Eu certamente poderia" apoiar isso, afirmou à imprensa na Casa Branca, dias antes de uma cúpula do G7 - sem a Rússia - em Biarritz, na França. "É muito mais apropriado ter a Rússia dentro. Deveria ser o G8, porque muitas coisas sobre as quais falamos têm a ver com a Rússia", declarou. O presidente russo, Vladimir Putin, foi expulso do antigo G8 após a anexação da Crimeia por Moscou. Mas Trump afirma que a Rússia foi tirada do grupo porque Putin foi mais esperto que seu antecessor na Casa Branca, Barack Obama. "Eu acho que o Putin foi mais esperto que ele, o presidente Obama achou que não era uma coisa boa ter a Rússia dentro. Então ele queria a Rússia fora" do grupo, afirmou. "Então, eu certamente gostaria de vê-la novamente no G8, e se alguém fizesse essa moção, eu estaria disposto a pensar sobre isso muito favoravelmente", concluiu.
Tue, 20 Aug 2019 20:46:29 -0000
Cachorro ataca e fere casal de donos em Itumbiara

Animal da raça Fila mordeu pedreiro e a esposa, que chegaram a ser levados ao hospital. Antes, eles pediram ajuda a um vizinho, que interveio, acertou pauladas no bicho e o matou. Casal é atacado por cachorro da família, em Itumbiara Um cachorro da raça Fila atacou e mordeu o casal de donos, em Itumbiara, região sul de Goiás. Eles levaram mordidas nos braços e pernas e tiveram de ser hospitalizados. Um vizinho, que foi chamado para ajudar as vítimas, interveio e acabou matando o animal a pauladas. A situação aconteceu no último domingo (18), na casa da família. O bicho tinha 6 anos e estava com o casal desde quando era filhote. O pedreiro Francisco Vieira contou que tentava colocar o cachorro para a área externa quando o animal se enfureceu e o atacou. A mulher dele, a doméstica Ivanir Marques tentou ajudá-lo e também foi ferida. "Meia hora mais ou menos pelejando para ver se escapava. E não tinha jeito de escapar de jeito nenhum. Tentei de tudo quanto era jeito, puxava para fora e ele não ia de jeito nenhum. Ele agarrou aqui assim [aponta para o braço], ficava dando arranco, afastando para trás e não teve jeito", conta Francisco. Vendo o marido naquela situação, Ivanir tentou afastar, em vão, o animal. "Peguei na coleira para ver se conseguia puxar ele também, mas ele pegou nesse meu [braço] também. Aí ficava, pegava em mim, pegava nele. Chegou uma hora que eu caí", conta. Cachorro ataca e fere casal de donos em Itumbiara Reprodução/TV Anhanguera Ajuda de vizinho Após muito esforço, Ivanir conseguiu se soltar e correu para a rua em busca de ajuda. Ela encontrou um vizinho, o motorista Danilo Souza, que teve de atacar o animal para salvar o pedreiro. "Ele veio para cima de mim. Aí o portão travou para mim correr, não teve como. Tive que dar uma paulada na cabeça dele", pontua. O casal precisou ser levado ao hospital, onde recebeu atendimento, mas foi liberado no dia seguinte e se recupera em casa. Após o episódio, apesar do amor pelos animais, o casal não pretende ter outro bicho de estimação. "Não quero mais não. Agora apanhei medo", afirma Francisco.
Tue, 20 Aug 2019 20:46:04 -0000
Corpo de homem é encontrado na RJ-163, em Itatiaia
Cadáver estava com pano de prato enrolado no pescoço, diz Polícia Civil. O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta terça-feira (20) em Resende, no Sul do Rio de Janeiro. O cadáver estava na RJ-163, estrada que liga a Via Dutra à região de Visconde de Mauá. De acordo com as primeiras informações da Polícia Civil, a vítima tem aproximadamente 35 anos e estava com um pano de prato enrolado no pescoço. Por volta das 17h40, agentes realizavam a perícia no local. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Esta reportagem está em atualização.
Tue, 20 Aug 2019 20:44:09 -0000
Família doa órgãos de idoso morto após sofrer aneurisma: 'Alegria poder ajudar', diz filho

Valdir Carrer estava internado em estado grave e morreu no Hospital São Vicente, em Jundiaí. Procedimento foi realizado em hospital de Jundiaí Divulgação A família de um idoso de 62 anos autorizou a doação dos órgãos do paciente, que estava internado no Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP). O aposentado teve um mal súbito e sofreu um aneurisma cerebral. De acordo com o hospital, foram retirados os rins, o fígado e as córneas do idoso. Parte dos órgãos foi levada para a Unicamp, em Campinas (SP). A informação foi confirmada na tarde de terça-feira (20). Ao G1, o filho de Valdir Carrer contou que a família ficou triste com a perda, mas feliz em poder ajudar outras pessoas. "Para a gente é uma grande alegria poder ajudar. Há quem precisa e, mesmo com a tristeza da dor, ao mesmo tempo nos deixa felizes. Era um homem de bom coração, humilde e que amava sua família", diz Fábio Carrer. O corpo do paciente foi enterrado no Cemitério Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Família autorizou a doação de órgãos em Jundiaí Arquivo pessoal Transplantes Em 2018, o Ministério da Saúde divulgou um balanço sobre a doação de órgãos, tecidos e células e transplantes realizados no país. Os dados foram apresentados no Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. Segundo o ministério, o balanço do período apontou crescimento de 7% no número de doadores efetivos de órgãos, passando de 1.653 para 1.765. Ainda de acordo com o ministério, o Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
Tue, 20 Aug 2019 20:43:54 -0000
Com exposição, caravana do Museu do Homem do Nordeste segue até outubro em Petrolina

A exposição itinerante está aberta a visitação até o dia 11 de outubro na galeria de artes Ana das Carrancas, no Sesc de Petrolina . Caravana ‘Museu do Homem do Nordeste’ chega ao Sesc Petrolina A caravana do Museu do Homem do Nordeste desembarcou pela primeira vez em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A exposição itinerante está aberta a visitação até o dia 11 de outubro na galeria de artes Ana das Carrancas, no Sesc de Petrolina. Estão expostas fotos, vídeos e objetos, que proporcionam ao visitante um mergulho nas obras do artista visual Jonathas de Andrade, que traz no sangue e na essência, a vontade de mostrar o poder e a identidade nordestina. Muitos desses projetos já rodaram o mundo. “É um projeto meu que são os cartazes para o Homem do Nordeste, que eu pego emprestado o nome de um museu que existe em Recife desde 79, que é um museu clássico, com artefatos, criado pelo Gilberto Freire e crio outro museu, convidando trabalhadores pra pousar pra os cartazes do museu. E aí surge a obra cartazes, que tem são 77 cartazes, que estou trazendo um recorte pra Petrolina e com ela, eu entendi, que vários dos meus projetos que lidam sobre Nordeste, sobre aspectos do Nordeste, eles poderiam ser entendidos como um museu, ele mesmo”, explicou Jonathas. Caravana do Museu do Homem do Nordeste Reprodução/ TV Grande Rio Jonathas de Andrade escolheu a dedo os trabalhos expostos, suas experiências e vivências. “O nordeste sempre foi uma inspiração pra mim, mas eu trabalho entre a ficção e a realidade, e nessas estratégias, os projetos convidam o público pra pensar questões que às vezes passam batido no dia a dia. Aqui tem uma corrida de carroças que eu organizei em 2012 no recife, tem o filme Levante, que conta um pouco dessa história, tem o ABC da cana, que são fotografias com os trabalhadores da cana, que eu peço pra eles fazerem todo o alfabeto com formas da cana-de-açúcar e outros projetos”, contou. Mais do que apenas contemplar e refletir sobre a essência das obras do Jonathas, o público vai poder também fazer parte literalmente da exposição. Quem quiser, vai poder manipular um quadro interativo com letrinhas magnéticas e registrar a presença através de uma selfie. “Minha ideia é que os trabalhos se aproximem das pessoas e que não seja nada como aquela arte, que a gente costuma ouvir falar, arte que a gente não entende”, ressaltou.
Tue, 20 Aug 2019 20:43:18 -0000
Designer gráfico Hans Donner dá palestra sobre empreendedorismo em Cuiabá

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A entrada custa 2 kg de alimentos não perecíveis. Hans Donner, designer gráfico Divulgação O designer gráfico Hans Donner, responsável pela criação da logomarca da Rede Globo e pela produção de aberturas de programas da emissora, será palestrante em um evento em Cuiabá, nesta terça-feira (20). O evento 'Rise Up', aborda inovação, criatividade e empreendedorismo. A palestra será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, das 18h30 às 23h. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A entrada custa 2 kg de alimentos não perecíveis. “O público está acostumado a ver imagens que invadiam a cada de todos durante uma década. Vai ter uma coisa muito especial, que é uma imagem, mas ter uma magia que fala do tempo, da beleza e do elemento mais importante, o instrumento que marca as vidas”, declarou Hans Donner.
Tue, 20 Aug 2019 20:42:41 -0000
Presidente do Uruguai é diagnosticado com nódulo pulmonar possivelmente maligno
Tabaré Vázquez terá de ficar internado para um diagnóstico definitivo. Ele termina o mandato em março de 2020. O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou nesta terça-feira (20) que foi diagnosticado com um nódulo pulmonar aparentemente maligno. Ele precisará se internar para confirmar o diagnóstico. Em coletiva de imprensa, Vázquez – que é médico oncologista – afirmou que o nódulo foi detectado no pulmão direito com "características muito firmes". "Farei os possíveis tratamentos que terei de fazer em meu país porque temos um corpo médico de excelência e tecnologia de primeira", disse, segundo o jornal uruguaio "El País". Vázquez governa o Uruguai desde 2015 – é o segundo mandato dele no país. Ele deixa o cargo em março de 2020.
Tue, 20 Aug 2019 20:42:33 -0000
Projeto Mambembarca realiza Mostra e oficinas gratuitas de teatro em Santarém

Evento está distribuído na Casa da Cultura, Malocão do Parque da Cidade e Theatro Victória, durantes os dias 18 a 21. Projeto Mambembarca realiza Mostra e oficinas gratuitas de teatro em Santarém Projeto Mambembarca/Divulgação A Caravana fluvial Mambembarca está realizando mostras e oficinas para atores de Santarém, oeste do Pará, com a proposta de levar para cidades localizadas às margens dos rios, espetáculos teatrais com abrangência da temática amazônica. O Evento está distribuído na Casa da Cultura, Malocão do Parque da Cidade e Theatro Victória, durantes os dias 18 a 21. O espetáculo é realizado pelo Grupo USINA, com financiamento do Programa Rumos Itaú Cultural e apoio de Fundação Cultural do Pará (FCP), Centro de Danças Ana Unger e Sol Informática. Com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc) e Educação (Semed). Segundo um dos apoiadores e produtor cultural local, Mourrambert Flexa, "após as apresentações dos espetáculos, é proposto ao público presente participar de uma conversa com os artistas da trupe sobre questões relacionadas às poéticas apresentadas, todas ligadas a temas amazônidas", destacou. De acordo com a atriz do projeto, Nani Tavares, também é importante a cidade olhar para essa produção olhar, valorizar e fomentar o que é produzido na região. “São trabalhadas ações para retratar memórias, pois acionar as memórias dos atores também faz parte da oficina para que eles agreguem as experiências pessoas para construções de personagens e cenas teatrais”, ressaltou a atriz. As próximas cidades a receber a Caravana serão: Óbidos, nos dias 23 e 24; e Alenquer, dias 25 e 26, encerrando uma maratona de 55 dias e que terá percorrido essas cidades ribeirinhas do Pará.
Tue, 20 Aug 2019 20:41:09 -0000
Justiça condena Haddad a 4 anos de prisão em regime semiaberto por crime de caixa dois na eleição municipal

Defesa do ex-prefeito disse que decisão da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo não é razoável e que irá recorrer. Fernando Haddad GloboNews O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi condenado pela Justiça Eleitoral a 4 anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, pelo crime de falsidade ideológica, o caixa dois, durante a campanha eleitoral municipal de 2012. A decisão foi proferida pelo juiz Francisco Shintate, 1ª Zona Eleitoral da capital paulista. A defesa de Haddad disse que vai recorrer da decisão, pois a sentença do juiz sustenta que a campanha do ex-prefeito teria indicado em sua prestação de contas gastos com material gráfico inexistente e, segundo a defesa, testemunhas e documentos comprovam que os gastos declarados forma apresentados. "Não havia qualquer razão para o uso de notas falsas e pagamentos sem serviços em uma campanha eleitoral disputada. Não há razoabilidade ou provas que sustentem a decisão", disse a defesa por meio de nota. Ação Penal Em fevereiro de 2019, o Tribunal de Justiça de São Paulo arquivou uma ação penal contra o ex-prefeito Fernando Haddad por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva. A denúncia foi feita pelo Ministério Público em setembro de 2018, que denunciou Haddad por suspeita de pedir R$ 2,6 milhões à construtora UTC Engenharia para pagamento de dívidas de campanha. De acordo com a denúncia, entre abril e maio de 2013, o então tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, pediu recursos ao ex-presidente da UTC Ricardo Pessoa. Inicialmente, para obter R$ 3 milhões para o pagamento de trabalhos feitos à campanha por uma gráfica que pertencia ao ex-deputado estadual Francisco Carlos de Souza, conhecido como “Chicão”.” O relator, o desembargador Vico Mañas, disse em seu voto que era “descabido falar em ‘perspectiva’ de benefícios oriundos do executivo municipal, ausência de notícias de favorecimento à empreiteira no período” e decidiu arquivar a ação.
Tue, 20 Aug 2019 20:39:35 -0000
Sargento do Exército é baleado em assalto à padaria na Zona Leste de Natal

Crime aconteceu no bairro do Alecrim. Dois bandidos anunciaram assalto, sargento reagiu à ação e foi atingido com três tiros. Padaria foi assaltada na tarde desta terça-feira (20) em Natal Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi Um sargento do Exército foi baleado na tarde desta terça-feira (20) em uma tentativa de assalto a uma padaria no bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal. O homem foi atingido com três tiros, deixou o local com vida e foi encaminhado ao pronto-socorro Clóvis Sarinho. Os bandidos conseguiram fugir. De acordo com o 1º Batalhão da Polícia Militar, que cobre a região, dois bandidos armados invadiram o estabelecimento e anunciaram o assalto por volta das 15h. Aos gritos, eles diziam que se houvesse um policial no local "iria morrer", segundo relatado pelas testemunhas aos policiais. Os criminosos começam a recolher os pertences dos clientes e o dinheiro do caixa - eles chegaram a conferir em um cliente se ele estava armado. O sargento aproveita um momento em que o bandido está de costas, distraído, e reage. Ele e o criminoso entram em luta corporal e o bandido consegue acertá-lo com tiros. Neste momento, os clientes que estão no local correm com medo para fora da padaria. O outro bandido, que estava recolhendo o dinheiro do caixa, corre para ajudar o comparsa e também atira no sargento, que fica caído, sem reação. Os criminosos começam a fugir, mas em seguida um deles retorna e efetua mais um disparo no sargento. Depois de alguns segundos, a vítima ainda consegue se levantar. O sargento foi atingido com três tiros, segundo a PM: dois na coxa e um no rosto. Os bandidos conseguiram fugir logo após a ação, levando alguns pertences de clientes, dinheiro do caixa da padaria e a arma do sargento. Câmeras flagraram duelo entre o sargento e um dos bandidos Cedida
Tue, 20 Aug 2019 20:37:51 -0000